Medicina & Tecnologia

Médicos usarão Big Data na cura do câncer


Resumo: Dados coletados de equipamentos eletrônicos serão usados em tratamentos futuros

Big data na medicina


Um grupo de oncologistas dos Estados Unidos lançou um projeto ambicioso para curar pacientes de câncer. Segundo o Wall Street Journal, a ideia é usar Big Data para arrecadar informações que ajudarão em tratamentos futuros.

Com a tecnologia, médicos poderão consultar o banco de dados e fazer pesquisas para obter aconselhamento sobre tratamentos. Todas as informações terão como base informações de pessoas que possuem doenças similares.

A coleta e análise dos dados médicos, contudo, é repleta de desafios. Um deles é encontrar softwares que aceitem informações clínicas provenientes dos mais diversos equipamentos de saúde, como um eletrocardiograma, por exemplo. Uma tecnologia, ainda em protótipo, conseguiu recolher cerca de 100 mil registros de câncer de mama de 27 hospitais que usam equipamentos eletrônicos diferentes.

Cerca de 1,6 milhão de americanos são diagnosticados com câncer a cada ano, mas em 95% dos casos os detalhes dos tratamentos são trancados em arquivos ou em sistemas eletrônicos isolados. "Há um tesouro de informações nestes casos. Isso poderá salvar muitas vidas", disse Allen Lichter, chefe do grupo. 

O projeto deve começar oficialmente entre março e setembro de 2014.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Online Project management